Somos uma loja virtual especializada na venda de apostilas para concursos em formato PDF desde 2010. Com uma trajetória consolidada, oferecemos uma extensa variedade de materiais de estudo de alta qualidade, desenvolvidos por especialistas renomados no ramo. Nossas apostilas são reconhecidas por proporcionar conteúdo superior, elaborado por professores experientes e constantemente atualizado para atender às demandas dos concursos mais recentes.
APOSTILA ESFCEx 2026 QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CFO/QC) - MAGISTÉRIO – QUÍMICA. Material completo que abrange tanto os conteúdos de conhecimentos básicos quanto os específicos exigidos no edital para esse cargo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2. Níveis de significação: pressupostos, subentendidos e implícitos. 3. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 4. Ortografia oficial. 5. Emprego da acentuação gráfica. 6. Coesão textual: referenciação e sequenciação textual. 7. Coerência textual: fatores. 8. Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 9. Estrutura morfossintática do período simples. 10. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 11. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 12. Emprego dos sinais de pontuação. 13. Concordância verbal e nominal. 14. Emprego do sinal indicativo de crase. 15. Colocação dos pronomes átonos. 16. A estilística da palavra e a estilística da frase.
GEOGRAFIA DO BRASIL
1. A Organização do Espaço Brasileiro. a. A integração brasileira ao processo de internacionalização da economia; o desenvolvimento econômico e social; e os indicadores sociais do Brasil. b. O processo de industrialização brasileira, os fatores de localização e as suas repercussões: econômicas, ambientais e urbanas. c. A rede de transportes brasileira e sua estrutura e evolução. d. A questão urbana brasileira: processos e estruturas. e. A agropecuária, a estrutura fundiária e problemas sociais rurais no Brasil, dinâmica das fronteiras agrícolas e sua expansão para o Centro-Oeste e para a Amazônia. f. A população brasileira: evolução, estrutura e dinâmica. g. A distribuição dos efetivos demográficos e os movimentos migratórios internos: reflexos sociais e espaciais. 2. A Questão Regional no Brasil a. A regionalização do país: sua justificativa socioeconômica e critérios adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); as regiões e as políticas públicas para fins de planejamento. b. As regiões brasileiras: especializações territoriais, produtivas e características sociais e econômicas. 3. O Espaço Natural Brasileiro: seu aproveitamento econômico e o meio ambiente. a. Geomorfologia do território brasileiro: O território brasileiro e a placa sul-americana; as bases geológicas do Brasil; as feições do relevo; os domínios naturais e as classificações do relevo brasileiro. b. A questão ambiental no Brasil. c. Os recursos minerais. d. As fontes de energia e os recursos hídricos. e. A biosfera e os climas do Brasil.
HISTÓRIA DO BRASIL
1. Brasil Colonial: administração, economia, cultura e sociedade a. As Capitanias Hereditárias e Governos Gerais. b. As atividades econômicas e a expansão colonial: agricultura, extrativismo, pecuária, comércio e mineração. c. Os povos indígenas: escravidão, aldeamentos e a ação jesuítica. d. Os povos africanos escravizados no Brasil. e. A conquista dos sertões: entradas e bandeiras. f. O sistema colonial. g. Os conflitos coloniais e os movimentos rebeldes de livres e de escravos do final do século XVIII e início do século XIX. h. O período joanino no Brasil: a transferência da Corte portuguesa para o Brasil e seus efeitos. 2. Brasil Monárquico a. A independência do Brasil e o Primeiro Reinado. b. A Constituição de1824. c. Militares: a Guarda Nacional e o Exército. d. Regências (1831-1840): o Ato Adicional de 1834 e as revoltas políticas e sociais. e. A consolidação da ordem interna: o fim das rebeliões, os partidos, o fortalecimento do Estado, a economia cafeeira. f. Modernização: economia e cultura na sociedade imperial. g. A escravidão e as lutas escravas pela liberdade. h. O movimento abolicionista e a abolição da escravatura. i. A introdução do trabalho livre e a imigração. j. Política externa: as questões platinas, a Guerra do Paraguai e o Exército. k. O movimento republicano e o advento da República. 3. Brasil Republicano a. A Constituição de 1891, os militares e a consolidação da República. b. A “Política dos Governadores”. c. O coronelismo e o sistema eleitoral. d. O movimento operário. e. O tenentismo. f. A Revolução de1930. g. O período Vargas (1930-1945): economia, sociedade, política e cultura. h. O Estado Novo. i. O Brasil na II Guerra Mundial; a FEB. j. O período democrático (1945-1964): economia, sociedade, política e cultura. k. A intervenção militar, sua natureza e transformações entre 1964 e 1985. As mudanças institucionais durante o período. l. O “milagre econômico”. m. A redemocratização. n. Os movimentos sociais nas décadas de 1970 e 1980: estudantes, operários e demais setores da sociedade. o. A campanha pelas eleições diretas. p. A Constituição de 1988. q. O Brasil pós-1985: economia, sociedade, política e cultura.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
1. Relação entre educação, escola e sociedade: concepções de Educação e de Escola. 2. A função social da escola e o compromisso ético e social do educador. 3. Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação. 4. Educação inclusiva. 5. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares 6. Gestão democrática: a participação como princípio. 7. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento pleno do educando. 8. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, o planejamento e a implementação das ações educativas da escola. 9. Currículo, conhecimento e processo de aprendizagem 10. Currículo em ação: planejamento, seleção, contextualização e organização dos diversos tipos de conteúdos; o trabalho por projetos. 11. Alfabetização e letramento. 12. Educação matemática 13. Alfabetização científica 14. A avaliação mediadora e a construção do conhecimento: acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem. 15. A mediação do professor, dialogal e problematizadora, no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno; a inerente formação continuada do educador. 16. Fracasso escolar e trabalho docente. 17. Indisciplina na escola: a relação professor-aluno. 18. Educação Digital na Escola 19. Pedagogia dos Multiletramentos. 20. Escola durante e pós-pandemia.
LEGISLAÇÃO
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (atualizada). Brasília: Imprensa Oficial, 1988 (artigos 205 a 214). Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990. (artigos 1º ao 6º; 15 ao 18-B; 53 a 59; 131 a 138). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (atualizada). Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. Secretaria de Educação Básica-MEC. Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2004. Caderno 1, parte II. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Resolução CNE/CEB nº 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: SEB, 2017. (Introdução e Estrutura da Base).
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. Matéria Substâncias e misturas. Substâncias simples e compostas. Transformações físicas e químicas da matéria. Matéria e energia. Estados físicos da matéria. 2. Modelos Atômicos Evolução histórica dos modelos para o átomo. O modelo atômico de Rutherford/Bohr; distribuição dos elétrons em camadas. Partículas subatômicas: prótons, elétrons e nêutrons; número atômico e número de massa; isótopos. Modelo quântico: elétrons nos orbitais (níveis e subníveis de energia). 3. Classificação Periódica dos elementos Histórico e a tabela periódica atual. Classificação dos elementos. Representativos e transição. Metais e não metais. Propriedades periódicas Raio atômico. Eletronegatividade. Energia de ionização. Afinidade eletrônica. 4. Ligações Químicas Conceitos básicos e tipos. Ligação covalente. Compartilhamento de elétrons. Ligação covalente polar. Teoria de Lewis ou do octeto. Teoria da ligação de valência: superposição de orbitais; orbitais híbridos; distribuição dos elétrons. Teoria do orbital molecular: combinação linear de orbitais atômicos; diagramas de energia de orbitais moleculares de moléculas diatômicas. Propriedades dos sólidos de rede covalente e das substâncias moleculares. Ligação iônica. Formação de compostos iônicos: energia de atomização; energia de ionização; afinidade eletrônica; energia reticular. Propriedades das substâncias iônicas. Ligação metálica. O modelo do “mar de elétrons”. Propriedades das substâncias metálicas. 5. Geometria molecular Momento de dipolo: polaridade de moléculas. Moléculas polares e apolares. Modelo da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência. Geometrias de moléculas e polaridade. 6. Forças intermoleculares Conceitos básicos. Interações Forças dipolo-dipolo. Ligações de hidrogênio. Forças de dispersão de London: dipolo instantâneo-dipolo induzido. Forças intermoleculares e os estados físicos da matéria. 7. Sólidos, líquidos e gases Diagrama de fases. Sólidos. Características do estado sólido: forma e volume. Sólidos cristalinos e amorfos: características principais. Sólidos iônicos, metálicos, covalentes e moleculares: partículas formadoras e propriedades. Fusão e sublimação. Líquidos. Características do estado líquido: forma e volume. Pressão de vapor de líquidos; ponto de ebulição. Propriedades: densidade, viscosidade, tensão superficial. Vaporização e solidificação. Gases. Características do estado gasoso: forma e volume. Pressão. Teoria cinético-molecular dos gases: gases ideais Leis dos gases ideais: transformação isobárica; transformação isocórica; transformação isotérmica; volume molar; misturas gasosas: pressões parciais. Equação do gás ideal (equação geral dos gases). Gás real: equação de van der Waals. 8. Soluções e coloides Conceitos básicos. Energias envolvidas na formação de soluções. Solubilidade: soluções saturadas e insaturadas. Soluções: conceito e unidades de concentração. Diluição. Propriedades coligativas: pressão de vapor; temperatura de ebulição; temperatura de solidificação; osmose e pressão osmótica. Coloides: tipos e propriedades. 9. Reações químicas: equações químicas e estequiometria Equações químicas. Balanceamento de equações (estequiometria). Mol e massas molares. Cálculos estequiométricos. 10. Ácidos e bases Conceito ácido-base de Arrhenius. Conceito ácido-base de Brönsted-Lowry. Conceito ácido-base de Lewis Força de ácidos e de bases. Reação de neutralização. 11. Reações de oxidação-redução Oxidação, redução, agentes oxidantes e agentes redutores. Número de oxidação. Balanceamento de equações de oxirredução. 12. Eletroquímica Potencial padrão de redução. Pilhas e baterias. Eletrólise. 13. Termodinâmica Calor; energia interna. Princípio zero da termodinâmica. A primeira lei da termodinâmica e entalpia: reações exotérmicas e endotérmicas. Estado padrão; entalpia padrão de reação; Lei de Hess; entalpia padrão de formação. Entropia e a segunda Lei da termodinâmica. Energia livre de Gibbs. 14. Cinética Química Rapidez (velocidade) de reação. Energia de ativação. Teoria das colisões. Teoria do estado de transição. Fatores que afetam a rapidez (velocidade) das reações: concentração dos reagentes, temperatura, pressão, área superficial, catalisador. 15. Equilíbrio Químico Conceito. Princípio de Le Chatelier: fatores que afetam o equilíbrio. Efeito do íon comum. Constantes de equilíbrio. Equilíbrio iônico da água; pH. Solução tampão. Hidrólise. 16. Equilíbrios heterogêneos Equilíbrio de solubilidade. Produto de solubilidade. 17. Hidrocarbonetos Conceito e classificação. Petróleo: fonte de hidrocarbonetos. Alcanos, Alcenos e Alcinos: definição, classificação, isomeria, nomenclatura, propriedades físicas, obtenção. Reações de Alcanos: combustão, halogenação, substituição. Reações de Alcenos e Alcinos: adição, polimerização. Hidrocarbonetos aromáticos: definição, classificação, nomenclatura, reações de substituição. 18. Compostos Orgânicos Oxigenados Álcoois. Conceito; grupo funcional; classificação. Nomenclatura sistemática. Propriedades físicas e obtenção. Reações: desidratação; oxidação. Acidez dos álcoois. Principais usos. Fenóis. Conceito; grupo funcional; classificação. Propriedades físicas e usos. Acidez dos fenóis. Éteres. Conceito, grupo funcional, classificação. Nomenclatura sistemática. Propriedades físicas e usos. Aldeídos e Cetonas. Grupos funcionais, classificação. Nomenclatura sistemática. Propriedades físicas, obtenção e usos. Reações químicas: oxidação; redução; adição. Ácidos Carboxílicos e Ésteres. Grupos funcionais, classificação. Nomenclatura sistemática. Propriedades físicas e usos. Obtenção. Reações químicas: ácido-base; esterificação; hidrólise; polimerização de condensação. 19. Compostos Orgânicos Nitrogenados Aminas e Amidas. Grupos funcionais, classificação. Nomenclatura sistemática. Propriedades físicas, obtenção e usos. Propriedades químicas: basicidade; hidrólise. Aminoácidos Conceito; principais aminoácidos, grupos funcionais. Propriedades ácido-base de aminoácidos. Condensação de aminoácidos. 20. Biomoléculas Carboidratos. Conceito; classificação. Condensação de monossacarídeos: formação de dissacarídeos e de polissacarídeos. Hidrólise de Di e de Polissacarídeos. Lipídeos Conceito. Triglicerídeos: obtenção. Ácidos graxos saturados e insaturados. Propriedades físicas dos óleos e das gorduras. Propriedades químicas: hidrogenação; hidrólise. Proteínas Conceito. Formação de proteínas: polimerização de condensação. Hidrólise de proteínas.
Somos uma loja virtual especializada na venda de apostilas para concursos em formato PDF desde 2010. Com uma trajetória consolidada, oferecemos uma extensa variedade de materiais de estudo de alta qualidade, desenvolvidos por especialistas renomados no ramo. Nossas apostilas são reconhecidas por proporcionar conteúdo superior, elaborado por professores experientes e constantemente atualizado para atender às demandas dos concursos mais recentes.